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Quando falamos em vendas, esperamos muitas vezes encontrar um método mágico que irá nos ajudar a aumentar nossas vendas de forma mágica, ou encontrar alguma receita de bolo “perfeita” para o meu negócio.

O problema é que em um dado momento entendemos que não existe a receita perfeita porque cada negócio é único e precisa de uma diferenciação para se destacar da grande massa.

Para que você consiga se diferenciar você precisa antes de tudo entender como o seu cliente chega até você e o que em qual momento de decisão e/ou compra ele está agora.

Vamos lá?

O que é A.I.D.A?

A.I.D.A é um modelo dividido em 4 etapas básicas da compra que descreve o que leva o seu consumidor a optar pela sua marca.  Foi criado em 1898, porém seu conceito continua sendo atual e essencial para entender o conceito fundamental do marketing, da propaganda e do comportamento do consumidor.

 

 

É importante ressaltar que todas as etapas desse conceito são importantes para que tenha sucesso, sendo um dependente do próximo e apesar de mostrarmos como um funil, hoje já sabemos que este modelo sofreu mudanças permitindo que o seu cliente volte etapas durante o processo de pesquisa e decisão.

Algo completamente normal.

Para ficar mais fácil entendermos o que cada etapa representa, vou comentar agora um pouco sobre cada etapa em particular.

Atenção

As pessoas precisam querer conhecer sua marca, seu produto ou serviço. Você precisa chamar atenção. Mas como?

Primeiro você precisa que seu conceito seja relevante para seu público alvo, para isso é preciso conhecer de verdade quem são seus prospects.

Em títulos ou no início de vídeos e banners use cores e elementos que destacam o produto ou serviço ofertado, desperte curiosidade através de perguntas que conectem algum desejo do seu prospect.

 

Interesse

Agora que você tem atenção do seu prospect, você precisa mantê-lo interessado.

Mantenha seu conteúdo leve, fácil de ler e dinâmico, usando subtítulos e imagens.  Não tem como seu consumidor não se manter interessado se você entrega informação de maneira “divertida” e inteligente. Conhecendo seu consumidor, é agora que você pode trazer a solução certa para ele através do seu produto ou serviço.

 

Desejo (ou decisão)

Seu consumidor já está encantado, já entendeu que o seu produto é relevante para ele. Como tornar o seu produto irresistível? Mostre os diferenciais do seu produto, todas as aplicações dele e seus benefícios, até que seu prospects entenda que o seu produto é perfeito para ele.

 

Ação

Depois de mostrar seu produto, convencer que seu consumidor precisa do seu produto, você fecha a venda com uma oferta incrível. Agora é a hora do CTA (Call to Action). Se você quer que a AÇÃO seja entrar no seu website, fazer o download de um e-book ou mesmo solicitar um orçamento, agora é a hora!

 

5º Estágio = Satisfação

 

Depois de 13 anos, o autor do modelo AIDA Elmo Lewis, acrescentou o 5º estágio.

Muito próximo do que conhecemos hoje como PÓS-VENDA. Através de uma boa venda, transparência no seu serviço e qualidade no seu atendimento você incentiva seu consumidor a voltar a comprar com você.

 

Mas será que essa estratégia funciona mesmo?

Vemos a aplicação desse modelo no nosso cotidiano diariamente, por exemplo, você já foi assistir um filme só por que gostou do pôster?

Está aí um exemplo de como o modelo A.I.D.A. realmente funciona.

 

E aí? Você acha que este modelo de forma mais ampla pode te ajudar a entender melhor o perfil do seu cliente para que você tenha o produto/serviço certo para o seu cliente certo, no momento certo?

Comente aí o que você leva deste artigo e/ou suas experiências já com este ou outro modelo que você considera funcionar para o seu negócio!

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